Pular para o conteúdo principal

Justificativa

O debate sobre a educação talvez seja sempre uma questão em emergência, tanto no enfoque paradigmático (ou seja, emergem sempre novos paradigmas), bem como no acompanhamento da mudança das coisas (tecnologias, cidades, informações, estrutura familiar). Dessa maneira temos sempre que rever a forma como os temas da educação estão sendo trabalhados.
Os alunos de hoje não são mais os mesmos, é comum ouvirmos isso, principalmente por parte daqueles que continuam a ensinar do mesmo modo. Existem, claro,  conteúdos e formas na educação que devem ser preservadas, pois são tradicionais e elementares para formação, mas o foco está no hoje, no agora.
Reconhecemos a importância e dificuldade na busca de novos paradigmas educacionais, para que não se calhe na novidade nem tão somente se mire o passado no fazer educativo.
Por isso, este espaço virtual homenageia um exemplo particular do fazer educativo, a Escola da Ponte, "uma escola que sempre sonhei e nunca pensei que pudesse existir" (Rubem Alves, 2001). E são muitos outros os exemplos que sonhamos e precisamos "fazer a ponte" para que possamos simplesmente conhecê-los e existir com eles.

Para participar deste Projeto envie seu texto para publicação, na área educacional e afins.

Envie seu Artigo para publicação no e-mail: dancolibardi@hotmail.com
O material será revisado e, após confirmação do autor, será publicado.
Matérias de outros autores serão publicadas citando-se a referência.


Postagens mais visitadas deste blog

Desafio de fazer a Ponte

Cada vez mais a experiência da Escola da Ponte se populariza e, embora tenhamos noção do que consiste sua metodologia, nem sempre a experiência pode ser reproduzida em outros contextos. Lembro-me de uma passagem sobre a escola de SummerHill que falava da reprodução da "escola modelo". Havia uma escola na Suécia - se não me engano - e no pátio eram dispostos ganchos para pedurar casacos pesados de frio, botas para neve e até esqui. Após um período de sucesso e reconhecimento da Escola como "modelo", copiaram para um pais tropical até seu projeto arquitetônico, incluindo o porta esqui... Talvez, o grande desafio, não seria a tentativa de reproduzir o modelo da Escola da Ponte, sua metodologia e seus procedimentos, mas sim vizar a mesmas condições que precederam sua criação. Lembrando ainda, claro, na manutenção dessas condições. Hoje a Escola da Ponte conta com uma assembleia de estudantes, associação de pais, uma comunidade organizada e outras tantas ações e pro

Ser professor(a)

Segue abaixo o discurso de Regina Duarte durante apresentação do Prêmio Victor Civita: Professor Nota 10. Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal inciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. Todo ano, são escolhidos dez professores e um gestor escolar, que ganham destaque no site e nas revistas NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR por seus trabalhos de excelência. Eles são selecionados por um grupo de renomados especialistas, que analisa cada um dos milhares de projetos inscritos a cada edição. ( www.fvc.org.br )